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sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dicas Para o Sucesso Empresarial na Web

     Um dos assuntos mais abordados hoje em dia no ramo empresarial é qual seria a maneira mais correta, rentável e de retorno certo de se inserir no universo das mídias sociais em sua vastidão de redes sociais e ferramentas úteis.

      Porém esse processo vem a ser uma "faca de dois gumes" quando não é feito da maneira correta, ou pelo menos de uma maneira planejada e estruturada, visto que apesar de muitos exemplos que dão certo aparecendo, não há uma fórmula mágica para isso.

       Pois bem, uma das maneiras que se tem observado no processo de inserção de grupos empresariais na rede em geral, que tem dado certo, e as pesquisas comprovam, é o método dos oito passos. Veja quais são:

1- Monitoramento:





         É interessante que antes de tudo, se crie um monitoramento para se saber a amplitude da repercussão que se tem da empresa, mesmo antes que esta esteja inserida e ativa nas redes sociais por exemplo. Essa ação traz informações primordiais para que se saiba e que se entenda qual é o patamar inicial da marca que se quer difundir na web. Existem para isso diversas ferramentas, entre eas o google analitics, que entre outras muitas funções de monitoramento, indica quantas vezes o site, ou o nome veiculado a sua empresa vem sendo acessado ou pesquisado na ferramenta de busca da Google. 

         É importante frisar que nesses passo, muitas empresas constatam que sua marca não tem praticamente, ou nenhuma  visibilidade em mídias sociais e na web em geral, as que levam para o processo nessa primeira fase. O que é um equívoco, uma vez que esse processo é justamente para que se saiba a partir de onde deve-se agir.

2- Definição de uma equipe:



       É imprescindível identificar, capacitar ou mesmo contratar pessoas para formar uma equipe que atuará na área de mídias digitais. Normalmente esse trabalho é designado para pessoas da área de comunicação e marketing que estejam a par das evoluções e novidades dessas ferramentas. Essa equipe deve ser formada por pessoas que tenham disponibilidade em falar pela empresa, flexibilidade, pois estarão  praticamente o tempo todo conectadas, pois respostas rápidas a questionamentos de clientes e potenciais clientes são ponto extra para sua empresa.

3- Identificar e definir a linha de comunicação e classificar a repercussão inicial:




   Através das  diversas ferramentas de monitoramento, é possível identificar o que estão comentando a respeito de sua marca e intitular como bom, neutro e ruim por exemplo, para se ter uma noção do balanço geral de opiniões acerca da marca. A partir daí, têm-se um banco de dados inicial, para assim, poder se criar diretrizes de ação nas mídias sociais.

4- Definir a linha de comunicação on-line:

     É a etapa do processo onde ações precipitadas e sem bom planejamento podem acarretar num declínio considerável da marca ou empresa, ou começar a impulsioná-la rumo ao sucesso.

      Por isso deve-se ter antes de publicar qualquer coisa um padrão de ação. Primeiro definir uma linguagem formal ou informal, de acordo com o produto ou marca que se divulga. Depois o tipo de comunicação com o público alvo: mais pessoal ou mais institucional. Deve-se ter uma periodicidade e uma atualização constante de posts, notícias e retorno rápido a dúvidas e reclamações por exemplo. O tempo máximo para se responder a interações dos usuários é de acorodo com o tipo de mídia, mas é consenso que não se pode levar mais que dois dias.

        Definir a linha de comunicação também ajuda a se ter as diretrizes de mediação de possíveis crises, pois já se tendo padrões de ação e públicos previamente identificados, pode-se prever os possíveis problemas que se terá.

5- Criar canais de interatividade (Twitter, Blog, Facebook, Flickr, Youtube, Orkut, etc...)



         No mundo digital,  nos dias atuais em que as tecnologias avançam e a interatividade é cada vez maior,   ter apenas um site corporativo já considerado arcaico e prejudicial a uma empresa que quer alcançar novos públicos e interagir com clientes.

           Porém, essa etapa é muito confundida em muitas empresas, pois grande parte dela criam esses canais antes de criarem diretrizes e organizar estratégias e padrões, montar uma equipe de monitoramento e interação, etc. Isso é um erro que prejudica fundamentalmente uma empresa que deseja ter êxito no mundo da mídias digitais. Pois uma palavra pode definir o que é esse relacionamento: I.T.R.A.T.I.V.I.D.A.D.E.  Não tem nenhuma valia se ter diversos canais de relacionamento que não são constantemente atualizados e que não dêem ao internauta a relação de conexão direta e pessoal, apesar de ser por meios virtuais e digitais.

6- Interagir e Relacionar-se com os públicos:





       Como dito acima, é imprescindível a interação constante com o usuário. Pois isso gera uma sensação real de que a pessoa está lidando com pessoas e não com um programa automatico que a responderá. Independente da linguagem ser institucional ou informal, é necessário que se comunique o que se deseja, e se esclareça o que for questionado. Ponto. Daí a grande necessidade de uma equipe específica para isso, pois essas pessoas estarão mais atentas à repercussão que se tem tido com novas campanhas e notícias relacionada à marca/empresa, e estarão em tempo real acompanhando e respondendo dúvidas, mediando conflitos, etc.

7- Produção de conteúdo:





        Um blog sem posts não será lido, um twitter sem twitts não será “rettwitado”, um orkut sem scraps, não será respondido, um canal do youtube sem vídeos, não será visualisado, um perfil no facebook sem atualizações e notícias interessantes não será visitado nem comentado, e assim por diante... É simples assim! Produzir conteúdo atualizado constantemente, de qualidade e relevância significativos para o crescimento da marca é básico. Não só produzir conteúdo como buscar através desse conteúdo estreitar os laços com seus públicos alvo, é sem dúvida um grande up-grade para uma marca em crescimento se consolidar mais e mais.

8- Acompanhar o mercado e os concorrentes:






     A empresa já tem um público definido, uma equipe especializada e dedicada, diretrizes de ação, um relacionamento bom e interativo com os usuários... O que fazer para crescer mais? Identificar possíveis concorrentes é o primeiro passo. Verificar suas diretrizes e seus dados de crescimento constantemente. Monitorar palavras chave a respeito do seu negócio é um importante meio de se identificar quem tem sido mais acessado nesse ramo específico. Enfim, pesquisas a respeito do seu nicho de mercado, concorrentes e suas estratégias, novas ações e propostas, podem consideravelmente expandir seu público e aumentar a receptividade à adesão de ideias e produtos da sua marca/empresa. Lembre-se, enquanto se está inerte, concorrentes estão em ação, então, mova-se em direção ao novo, sem se perder o foco do que se quer atingir.


Mídias Sociais nas empresas, um novo e renovável caminho rumo ao sucesso empresarial!

Por: Charlyson Willian Freitas Lúcio

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