Olá pessoal
Hoje em dia existem inúmeras maneiras de divulgar sua empresa, sua marca. Mas como saber qual a melhor ferramenta e como utilizá-la?
Aqui falamos sobre como utilizar as mídias sociais dentro das empresas.
Aqui falamos sobre como utilizar as mídias sociais dentro das empresas.
Pesquisando um pouco, achei esta matéria super interessante. Ela traz, justamente, as dicas para melhor se utilizar esse meio de comunicação.
Espero que aproveitem a leitura.
"Importantes ferramentas para quem atua em qualquer área relacionada à web atualmente, as mídias sociais têm sido cruciais para as empresas e todo seu processo de divulgação de marcas e produtos. Prova de todo esse processo são as grandes mídias existentes como o Twitter, o Orkut e o Facebook.
Embora cada empresa faça sua estratégia em mídias sociais como bem entende, sabemos que nossa área exige uma alta capacidade de planejamento e organização e com as mídias sociais não poderia ser diferente. Pensando nisso, disponibilizarei quatro dicas essenciais para estabelecer uma forte relação entre as mídias sociais e sua empresa.
1. Atinja seu Público-Alvo
Como todos sabem, as mídias sociais estão repletas de grupos de pessoas interligadas. Isso já facilita e muito encontrar pessoas que possuam possível interesse em seu produto.
O desafio atual é o de encontrar essas pessoas. Afinal, cada mídia social funciona de uma maneira.
- O Twitter disponibiliza o Search Twitter. Uma espécie de Search Engine do Twitter, ele acompanha os tweets mais recentes relacionados a uma determinada palavra ou usuário. Isso possibilita uma área muito grande de atuação, pois, além de monitorar o que falam recentemente de seu produto, ainda traz a possibilidade de se acompanhar certos perfis de usuários que de algum modo estão relacionados à sua campanha de divulgação.
- O Orkut e o Facebook disponibilizam vários fóruns (também conhecidos como comunidades) sobre assuntos diversos. Criar uma conta de sua empresa nestas mídias e criar fóruns sobre seu produto pode atrair diversos usuários e suas opiniões até o seu conhecimento.
Manter uma constante monitoração de quem se associa e o que falam sobre seu produto e trabalhar em cima destas opiniões e usuários é fundamental para seu sucesso.
2. Monitorando suas mídias
Manter-se informado sobre o que dizem de seu produto, e se possível, responder a todos os elogios, críticas e opiniões já é uma ótima maneira de monitorar os usuários. Porém, existem algumas ferramentas que facilitarão essa monitoração:
- Mais uma vez, você pode usar Search do Twitter para manter o olho em todas as conversações em curso no mundo do Twitter que se relacionam com o seu produto.
- Para o monitoramento geral de sites, notícias e blogs use o Google Alerts para o seu produto. Ele monitora as principais palavras-chaves relacionadas, acompanhando seus desempenhos.
- Para acompanhar especificamente o que dizem os blogueiros, você pode usar o Technorati ou Google Blog Search. Ambos podem ajudá-lo a monitorar o que os eles estão dizendo sobre seu produto.
- Uma ferramenta interessante para se fazer essa monitoração em mídias sociais é o Trackur. Uma ferramenta que permite a monitoração de tudo o que dizem sobre seu produto na web, de modo simples e rápido. Apesar de ser um serviço pago, o retorno deste investimento, dependendo de sua estratégia pode ser muito positivo para sua empresa.
Essa monitoração é muito importante, principalmente quando ocorrem críticas sobre o seu produto. Saber controlar, reparar e responder essas críticas a tempo é importante para evitar prejuízos maiores. Utilize as mídias sociais com inteligência, a exemplo da Dell, Starbucks e Comcast, que utilizam o Twitter como veículo de promoção de seus produtos e de atendimento aos seus clientes.
3. Saiba Utilizar bem as Promoções
Promoções em mídias sociais podem se tornar um grande hype se passadas aos contatos corretos. Saber por onde começar a divulgar suas promoções é o caminho. Não se esqueça de que se o usuário simpatiza com seu produto, não será problema para ele divulgá-la.
Como exemplo básico disso, temos a função RT do Twitter. Envie uma mensagem sobre determinada promoção e faça a análise. A maioria de seus seguidores enviará um RT sobre o que foi dito sobre o seu produto.
Logicamente, uma promoção bem estruturada e criativa chamará mais atenção de seu seguidor, o que facilitará a propagação da mesma através da rede.
4. SEO
Fator que não pode ser deixado de lado, o SEO, tem grande relação com as mídias sociais. Afinal, as mesmas são grandes fornecedoras de tráfego. Claramente, nem sempre irão gerar o tipo de tráfego que irá converter em vendas, mas farão aumentar a agitação, reconhecimento e autoridade para o seu site. Podemos citar vários fatores:
- Possibilitam atrair um público alvo, que frequenta um outro site mais relevante e visível, atraindo então, visitas de qualidade e altamente relacionadas ao conteúdo disponibilizado;
- Permitem a ampliação de seu conteúdo ao analisar o comportamento do seu público alvo. Levando ao aperfeiçoamento de seu produto, atraindo cada vez mais tráfego de qualidade e logicamente bons links apontando para seu site;
- Promove o fornecimento de conteúdo diferenciado e relevante para determinados grupos de pessoas, não sendo necessariamente um conteúdo relacionado ao qual você trabalha;
- A construção e o reconhecimento trabalhados na marca e conteúdo criam links naturais, autoridade e credibilidade para seu site em qualquer assunto relacionado a seu produto.
Mídias Sociais também são ótimas maneiras para se obter links para o seu site. Como uma página é promovida por várias pessoas, redes diferentes estarão ligadas a ela. Estas ligações incluem tweets, comunidades do Orkut e até links em blogs. Todas estas ligações podem ajudar a melhorar a autoridade do seu site e elevar a classificação nos resultados de pesquisa.
Conclusão
Independentemente de como é feita sua estratégia de marketing nas mídias sociais, cada empresa tem grandes possibilidades para aproveitar nestas ferramentas. E a melhor forma de começar essa estratégia é seguindo alguns passos:
- Tenha um blog em seu site. É através dele que o conteúdo será gerado e consequentemente divulgado nas mídias sociais. Gerando assim uma grande interação entre seus clientes;
- Possuir uma conta no Twitter vai lhe dar um lugar para interagir com seu público e também promover os artigos do seu blog e de outras fontes que você achar interessante. É importante, porém, que não divulgue apenas seu conteúdo. Mostre que você faz parte da comunidade;
- Criar uma página de fãs no Facebook, principalmente se você trabalha com vendas internacionais. O Facebook não tem muita força no Brasil, porém, nos EUA é a rede mais acessada;
- Utilizar páginas de perfil em mídias como StumbleUpon, Digg e Delicious lhe dará um lugar para criar links para seu conteúdo. Certifique-se também de criar links para seu site em seu perfil.
Esses são alguns passos básicos a se seguir, porém, não é só.As mídias sociais são um vasto campo para os usuários trabalharem suas marcas. Não se prenda ao básico, análise, estude e veja qual o melhor caminho para o seu sucesso. Aproveite tudo o que essa importante relação tem a oferecer."
Informações tirado do site: www.mestreseo.com.br/redes-sociais/midias-sociais-empresas-relacao-sucesso em 03/05/2011.
Este não é um conteúdo produzido e sim uma cópia. Isso precisa ser evitado a todo custo.
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