Órgãos Públicos e mídias sociais
O uso das mídias sociais tem se tornado tão popular que até mesmo órgãos públicos estão aderindo a essa ferramenta de comunicação. Inclusive, o tema já está presente em provas de concurso para a área de Comunicação Social. Essa é uma estratégia que tem sido usada para a comunicação com a população.
Um grande exemplo disso é o Ministério da Saúde, que criou canais de informação no Twitter (@msinfluenzaa), Orkut (Ministério da Saúde) e Youtube (msgripesuina). Tudo começou com o vírus H1N1. Devido a vários boatos na internet, o Governo resolveu usar as mídias para desmenti-los, já que assim, o alcance seria muito maior.
O Inep, Autarquia Federal vinculada ao MEC, também tem usado o Twitter (@Inep_Imprensa) para se comunicar com os alunos, esclarecer dúvidas e informar acerca das suas atividades. A mídia já foi usada até para divulgar os gabaritos do Enem e para convocar universidades públicas interessadas em formular questões para essa avaliação.
Esses órgãos públicos têm entendido que estabelecer novas formas de comunicação com a população, por meio das mídias sociais, é uma maneira muito eficiente de aumentar o alcance da informação. E a tendência é que mais e mais instituições resolvam aderir a essa nova realidade.
Por Noa Abe
Em se tratando de Brasília, falar das mídias sociais e o Governo é sempre interessante e gera interesse. Mais um ótimo post do grupo. Parabéns!
ResponderExcluir