Slideshow

quarta-feira, 27 de abril de 2011



Órgãos Públicos e mídias sociais

O uso das mídias sociais tem se tornado tão popular que até mesmo órgãos públicos estão aderindo a essa ferramenta de comunicação.  Inclusive, o tema já está presente em provas de concurso para a área de Comunicação Social. Essa é uma estratégia que tem sido usada para a comunicação com a população.

Um grande exemplo disso é o Ministério da Saúde, que criou canais de informação no Twitter (@msinfluenzaa), Orkut (Ministério da Saúde) e Youtube (msgripesuina). Tudo começou com o vírus H1N1. Devido a vários boatos na internet, o Governo resolveu usar as mídias para desmenti-los, já que assim, o alcance seria muito maior.

O Inep, Autarquia Federal vinculada ao MEC, também tem usado o Twitter (@Inep_Imprensa) para se comunicar com os alunos, esclarecer dúvidas e informar acerca das suas atividades. A mídia já foi usada até para divulgar os gabaritos do Enem e para convocar universidades públicas interessadas em formular questões para essa avaliação.

Esses órgãos públicos têm entendido que estabelecer novas formas de comunicação com a população, por meio das mídias sociais, é uma maneira muito eficiente de aumentar o alcance da informação. E a tendência é que mais e mais instituições resolvam aderir a essa nova realidade.

Por Noa Abe

terça-feira, 26 de abril de 2011

Relação : Empresas e Mídias Sociais.

Olá queridos leitores, mais uma vez estamos de volta com um post fresquinho para você leitor(a) do blog Mídias Sociais & Empresas. Em meu post anterior eu tinha abordado o seguinte tema: Redes Sociais nas Empresas- ainda não leu? (Clique Aqui)- e o post foi uma grande supresa até para mim que escrevi. Porém hoje vou  reportar para vocês o que eu tenho lido e escutado  sobre como as empresas estão utilizando as mídias sociais.

Segundo  alguns sites e pesquisas, mais de 67% dos internautas estão utilizando redes sociais e blogs. Muitas empresas estão, de alguma  forma, correndo atrás do tempo que perderam, não criando uma boa divulgação de suas organizações mas sim, criando um grande distanciamento de seu público alvo que querendo ou não, hoje em dia estão conectados em uma ou mais de uma rede social.

Claro que, não temos como "postar" ou viabilizar o relacionamento de empresas com clientes através das redes sociais em suma. Porém, com certeza, já é de grande ajuda para que assim possam ter uma grande visibilidade ou pelo menos criarem uma relação com o cliente.

Afinal, como tinha  dito antes, hoje em dia querendo ou não a internet  cria uma oportunidade muita grande das empresas com seus consumidores.


Postado por: Jéssica Karla Arruda de  Oliveira.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sucessos Virtuais

Hoje, quero falar um pouco sobre lojas virtuais, que investem em mídias sociais.

Um grande sucesso brasileiro é o Netshoes, considerado o maior grupo de lojas de esporte na internet (14 lojas), com a maior variedade de artigos esportivos. O grupo usa as seguintes mídias: Twitter, Orkut, Blog e Youtube. O Blog possui informações sobre a empresa, além de enquetes, produtos, ofertas, descontos, lançamentos etc. Com certeza, o uso das mídias sociais contribuiu para que o Netshoes fosse um sucesso, pois possibilitou uma comunicação direta com o consumidor.

Outro sucesso na internet é a empresa Camiseteria, que divulga o trabalho de diversos designers do Brasil. Qualquer um pode criar suas estampas de camisetas e mandar para o site. As estampas são colocadas em votação e as mais votadas são produzidas e vendidas pela marca. O ganhador recebe R$ 800,00, mais R$ 500,00 em produtos da marca. A empresa usa o Blog como uma ferramenta para que as pessoas façam comentários sobre as estampas, possibilitando uma grande interação. Além disso, todos podem votar nas estampas preferidas, participar de competições direcionadas - como por exemplo, fazer uma estampa de um tema específico - mandar fotos, participar de concursos etc. É uma ferramenta totalmente interativa e eficiente. A empresa também é um sucesso!

Disponibilizo o link de uma estampa de autoria do meu irmão, Micah Abe, codinome Yutaka, para vocês curtirem!
http://www.camiseteria.com/design.aspx?did=40825

Por Noa Abe

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Adesão de empresas em Redes Sociais


Cada vez mais empresas investem em redes sociais como estratégia de marketing.  63% dos “internautas ativos” possuem perfis em redes como Tiwtter e Facebook , isso significa 395 milhões de pessoas (segundo pesquisa da Universal McCann, uma empresa de comunicação social).
Esse tipo de investimento é vantajoso por ser uma ferramenta econômica, de alcance global e eficaz para levar informação ao público. Aproxima a marca do consumidor, permitindo uma comunicação direta e sem dispersão, uma interatividade entre o público e empresa. Além de ser uma excelente ferramenta de marketing viral, permite que o próprio público divulgue e promova a informação. Uma pesquisa do Ibope Media revelou que 87% dos internautas brasileiros estão nas redes sociais e que desse total 60% aprovam a adesão de empresas com perfis em redes sociais divulgando seus produtos e serviços.
A adesão de Empresas às mídias sociais é benéfica, entretanto há cuidados que se devem tomar ao utilizar dessas ferramentas. O consultor de marketing Silvio Tanabe Fez uma listas de erros, que se cometidos podem acabar com a eficácia desse método de promoção. Chama-se “Seis formas infalíveis para errar na sua campanha nas redes Sociais”. Encontra- se seis tópicos divertidos sobre o assunto:
“Ignore o que falam sobre você”; “Chame o “sobrinho”; “Comece imediatamente”; “crie metas fora da realidade”;” Nossa promoção é tão boa que nem precisa de divulgação”; e “ Deixe os responsáveis se virarem”.

Morgana Gomes.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Mídias Sociais x Redes Sociais



Acontece uma confusão muito comum quando tratamos de temas tão recentes e tão mutáveis que são os conceitos do que é mídia socialo que é rede social.

Pois bem, busco aqui não elucidar o problema, mas pelo menos trazer essa diferenciação de uma maneira clara.

As próprias empresas se confundem quando se trata dessa linha tênue porém importante de diferenciação entre um e outro conceito, o que muitas vezes pode de certa forma prejudicar na execução de um plano de negócios, ou numa estratégia para se alcançar novos públicos e nichos.

Redes Sociais são grupos, comunidades de PESSOAS que não é limitado a uma estrutura ou mídia. Pode ser uma rede eletrônica e virtual, ou mesmo o grupo de pessoas do seu trabalho, escola, faculdade, etc. Isso porque pessoas de uma mesma rede social, compartilham de um ou mais interesses e objetivos em comum. Por exemplo, quem participa de um fã clube de um artista, ou de um fórum ou comunidade em uma das muitas ferramentas online compartilha de gostos e opiniões semelhantes em relação ao tema central, que no caso do fão clube, seria o trabalho e a personalidade do artista.

Mídias Sociais são literalmente (pois a palavra mídia do latim quer dizer meio) meios sociais, ou seja, é o meio que uma rede social vai se utilizar para se comunicar e interagir. Por exemplo, numa empresa os meios utilizados para a comunicação podem ser memorandos, circulares, ofícios, e-mail corporativo, e, atualmente, as ferramentas conhecidas como twitter, facebook, linkedin, ning, entre outras, com intuito de atingir seus próprios colaboradores e principalmente, potenciais clientes futuros. Em resumo, são ferramentais e , são instrumentos utilizados para comunicação e interação de uma rede social.


Quando se fala de redes sociais e mídias sociais, um acarreta o outro na sua função básica, porém, não se pode fundir conceitos.

Redes Sociais = Grupos Sociais de pessoas.
Mídias Sociais = Ferramentas das redes sociais.

É isso, não confundam, e interajam!


Por Charlyson Willian

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Redes Socias nas Empresas

´No mundo que vivemos hoje em dia, é imprescindível que sua empresa e seu colaborador possam manter um contato além do “trabalho cotidiano”, afinal nós sempre estamos nos conectando com pessoas, lugares objetos e vários outros fatores que nos influenciam.

Do mesmo jeito que a conexão é realizada pessoalmente, hoje, temos a possibilidade de nos conectar tanto com pessoas que conhecemos do trabalho que fazem parte do nosso departamento, área ou seção como aquelas que estão longe. Uma empresa que viabiliza esse tipo de comunicação com seus colaboradores através das redes sociais com certeza terá mais um ponto positivo em seu mundo comunicacional.

A exemplo disso temos várias empresas norte- americanas que adotam as redes sociais como instrumento não só para propagar a comunicação, mas também, conseqüentemente sua empresa, sua logo.

Agora, fica a cargo dos colaboradores e líderes de suas respectivas empresas adaptarem esse padrão de multi- conexão ou apenas estabelecer o padrão: comunicação dentro de sua área de trabalho e não fora.

Postado por Karla Oliveira.

sexta-feira, 8 de abril de 2011


NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO E INTERATIVIDADE NAS EMPRESAS


Uma empresa que enxerga além dos seus horizontes sempre cria ferramentas para seu crescimento e aceitação no mercado. No mundo globalizado e informatizado em que vivemos hoje, no qual a nova geração vive internet, nada mais interessante do que uma organização optar por expandir as formas de comunicação e interatividade com seus públicos, por meio das mídias sociais.

Mas, para alcançar eficiência e eficácia no uso dessa ferramenta, é necessário que haja um planejamento adequado, pois se trata de algo novo e, de certa forma, “arriscado”. Digo arriscado, pois as empresas têm uma imagem a zelar e o ambiente virtual, muitas vezes, traz uma “liberdade de expressão maior”. Se a empresa é conectada às redes sociais, como o Twitter e o Facebook, ela dá total liberdade para os internautas elogiarem e criticarem sua marca. Dessa forma, ela pode “perder o controle” e propiciar uma divulgação contrária aos seus produtos e serviços.

Para o devido planejamento, as empresas precisam contar com profissionais qualificados e treinados no ramo e não darem tiros no escuro, pois afinal, leva-se muito tempo para se construir um nome, uma marca. Uma jogada errada pode se colocar tudo a perder.

Por Noa Abe

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mídias Sociais = Sociabilidade = Relacionamento

Com o avanço das atividades das redes sociais, como informação rápida e fonte de pesquisa e relacionamento, despertou no seio empresarial o interesse por essa “nova ferramenta”. Onde a idéia não seria somente divulgar o produto ou serviço e sim medir até onde ele é apreciado em todos os sentidos.
Além de personalizar a divulgação e propaganda, as mídias sociais, possuem o papel fundamental de deixar livres opiniões e criticas a respeito dos seus serviços. Para o meio coorporativo, a idéia é ter um retorno rápido, independente da sua aceitação, seja ela positiva ou negativa. Dessa forma o implemento ou a atitude de reversão,pode ser feito de uma maneira imediata, sem grandes impactos.
Clientes internos e externos podem disseminar uma idéia de uma maneira fácil e eficaz através das mídias sociais. A relação cliente e empresa, foi estreitada e ficando cada vez mais direta. Esse é o grande lance.
As empresas que “compraram a idéia” não se arrependeram e investem cada vez mais neste ramo, pois os resultados são em sua maioria muito positivos superando qualquer expectativa de marketing empresarial.
Mesmo sendo abrangente a idéia de mídias sociais e redes sociais, é um investimento que gera ônus, demanda tempo e qualidade de serviço, sendo assim restrito para empresas bem estruturadas e que podem pagar pela novidade.
Ainda assim, deixamos a dica para Você Empreendedor, independente do seu porte: Vale a pena seguir a tendência e o modismo e entrar na Era da Sociabilidade. Expandir os relacionamentos.
Já ouviu essa: “quem tem amigos não precisa de dinheiro...”


Por: Amanda Lima.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Avance na corrida da web!


No mundo globalizado, onde diariamente as tecnologias se renovam e avançam no sentido de interação, uma empresa que não tem como ação de mercado uma estratégia e um planejamento de mídias sociais está no mínimo uns 100 passos atrasada na corrida em busca de seus públicos alvo, visto que ápice de divulgação de qualquer coisa, literalmente, qualquer coisa, que se queira divulgar, está na web, nas redes sociais e nas mídias sociais.


Temos inúmeras ferramentas da web que podem, e normalmente proporcionam às empresas uma relação mais próxima com seus públicos, graças à revolução da “ciber interação”, principalmente dos anos 2000 para cá.

Não se pode falar mais em alcance de metas, aumento de lucros, alcance de novos públicos, sem se pensar numa estratégia focada em mídias sociais. Temos atualmente entre as mais populares, o Twitter que pelo seu alto poder de disseminação de informações em diversas camadas sociais no mundo, e pela rapidez com que essa disseminação de informações ocorre, tem sido uma arma poderosíssima para empresas engajadas em alcançar os públicos que estão na era da conexão sem limites. Além de Orkut e Facebook, onde também se observa uma rápida repercussão de informação, além de fóruns, que são popularmente chamados de comunidades, onde as pessoas discutem acerca dos mais variados assuntos... E por que então não discutiriam sobre uma inovadora, útil e funcional ideia de uma empresa interessada nesse público?  Um caso a se pensar empresários!

E, diretamente voltada para o ambiente empresarial e profissional, tendo uma abordagem sensacional , criando networks (expressão em inglês para designar a relação de indicações e recomendações profissionais), fóruns, divulgação de currículos e de oportunidades,  onde pessoas e empresas interagem como colaboradores mútuos. Recentemente o Linkedin, como prova de uma consolidação mundial, e, consequentemente de sua utilidade e funcionalidade, atingiu a marca de 100 milhões de membros.

Isso sem se abordar aqui (por enquanto moçada!) outras inúmeras ferramentas de mídias sociais que têm surgido dia a dia e vêm revolucionando a maneira de se relacionamentos tanto de pessoas e pessoas, quanto, e, principalmente se tratando do tema deste blog, de empresas para públicos alvo, e novos públicos.

Em síntese; mídias sociais não só quanto às redes sociais, mas também quanto às novas ferramentas que auxiliam as empresas em ações de  mercado, agregadas a uma boa e fundamentada estratégia de ação, resultam em lucros e alta  popularidade da ideia e do produto que se divulga e se dissemina pela web.


Por: Charlyson Willian

terça-feira, 5 de abril de 2011

Quando se trata de divulgar seu produto, o que fazer para que ele seja conhecido e aderido por todas as pessoas? Nos dias de hoje não basta somente um bom produto, deve-se trabalhar bem para sua divulgação. O que está em crescimento no mercado de hoje são as mídias sociais e as relações que as pessoas possuem. Então para ter um resultado mais completo as empresas estão investindo nesta nova ferramenta. Não somente com os produtos; mas sim à procura de qualidade de profissionais que estão entrando na mídia, como exemplo tem o Linked in, na mídia mais profissional, onde seu foco é inserção no mercado de trabalho.
O crescimento de adesão de empresas cresce cada vez mais. O que antes era voltado para o entretenimento e relacionamentos pessoais está se adaptando para um aspecto que tem tudo para dar certo. Apostar todas as fichas nessa nova ideia da comunicação é uma jogada certa. 


Por Michelle Yuko

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mídias Sociaias & Empresas


Entendendo-se redes sociais por: um meio de socialização de pessoas ou organizações que se relacionam com o mesmo objetivo, proposta ou valores por meio de uma ligação. O senso comum nos leva a uma gama de exemplos de redes sociais, exemplificando o meio que as ligam: a internet;
Na web canais com objetivos de uma interação e comunicação avançada e sem amarras de pessoas a cada dia se popularizam mais. São esses sites conhecidos como sites de relacionamento como Face Book, Twitter, Orkut, Bloggers, My space, You tube e uma infinidade de outros exemplos que permitem que pessoas se comuniquem, troquem informações criem laços e se interajam sem hierarquia.
Para Loiola e Moura(1997) essas redes são estruturas informais que articulam indivíduos que passam a interagir por áreas de interesse, como também podem desenvolver relações afetivas.
            Essas redes sociais de entretenimento permitem que pessoas anteriormente não capazes de interagir com as informações atualmente detêm o poder de produzir e/ou repassar essas informações.
            As redes sociais ganharam um espaço totalmente expansivo na sociedade, um exemplo é o Twitter que atingiu aproximadamente a marca de 200 milhões de usuários. É aí onde as empresas entram. Além de permitir que elas encontrem o seu público alvo e divulgue seus produtos/serviços em redes sociais como twitter, facebook, Orkut, criando uma página nesses canais as empresas estabelecem um contato interpessoal com o seu consumidor de uma forma simples e com poucos gastos, melhorando a comunicação e o entendimento dos desejos do seu público alvo. Por meio do monitoramento desses perfis as empresas se atualizam sempre sobre a visão que as pessoas têm de seu produto e podem esclarecer dúvidas, receber reclamações e até mesmo agradecer, realizar promoções, homenagear o cliente etc.
            Analisando redes sociais, vamos estudar e entender como as empresas se comportam nesse meio e quais resultados podemos identificar. 

Morgana Gomes