Acontece uma confusão muito comum quando tratamos de temas tão recentes e tão mutáveis que são os conceitos do que é mídia social e o que é rede social.
Pois bem, busco aqui não elucidar o problema, mas pelo menos trazer essa diferenciação de uma maneira clara.
As próprias empresas se confundem quando se trata dessa linha tênue porém importante de diferenciação entre um e outro conceito, o que muitas vezes pode de certa forma prejudicar na execução de um plano de negócios, ou numa estratégia para se alcançar novos públicos e nichos.
Redes Sociais são grupos, comunidades de PESSOAS que não é limitado a uma estrutura ou mídia. Pode ser uma rede eletrônica e virtual, ou mesmo o grupo de pessoas do seu trabalho, escola, faculdade, etc. Isso porque pessoas de uma mesma rede social, compartilham de um ou mais interesses e objetivos em comum. Por exemplo, quem participa de um fã clube de um artista, ou de um fórum ou comunidade em uma das muitas ferramentas online compartilha de gostos e opiniões semelhantes em relação ao tema central, que no caso do fão clube, seria o trabalho e a personalidade do artista.
Mídias Sociais são literalmente (pois a palavra mídia do latim quer dizer meio) meios sociais, ou seja, é o meio que uma rede social vai se utilizar para se comunicar e interagir. Por exemplo, numa empresa os meios utilizados para a comunicação podem ser memorandos, circulares, ofícios, e-mail corporativo, e, atualmente, as ferramentas conhecidas como twitter, facebook, linkedin, ning, entre outras, com intuito de atingir seus próprios colaboradores e principalmente, potenciais clientes futuros. Em resumo, são ferramentais e , são instrumentos utilizados para comunicação e interação de uma rede social.
Quando se fala de redes sociais e mídias sociais, um acarreta o outro na sua função básica, porém, não se pode fundir conceitos.
Redes Sociais = Grupos Sociais de pessoas.
Mídias Sociais = Ferramentas das redes sociais.
É isso, não confundam, e interajam!
Por Charlyson Willian
Nenhum comentário:
Postar um comentário